Marcelo Sabbatini

Desvendando os caminhos da IA na Educação

Foi o assunto do ano passado, continua a ser o assunto deste ano, possivelmente será assunto para a década futura. Mas o que a Inteligência Artificial na Educação nos faz esperar?

Imagem: Jack Moreh

E descontando todo o frenesi, o “hype” que tecnologias como o ChatGPT e seus afins estão gerando, qual o potencial – real, pragmático, com sentido – de aplicar a IA à Educação (IAEd)?

Estaremos finalmente à beira de uma mudança de paradigma nos processos de ensino e aprendizagem?

Diante disso, estou lançando a newsletter IAEdPraxis: Caminhos Inteligentes para a Educação:, um espaço dedicado a explorar a prática da Inteligência Artificial na Educação.

Uma união reflexão crítica com sua aplicação prática: práxis.

Por quê?

O objetivo é orientar educadores, estudantes e gestores trilharem os caminhos da Inteligência Artificial na Educação, ao mesmo tempo que nós mesmos descobrimos estes percursos.

Buscamos desmistificar o uso de ferramentas de IA – tanto no sentido de evitar uma “tecnofilia ingênua” ou “tecnofobia recalcitrante”.

E também compartilhar conhecimentos baseados em evidências que possam ser integrados às práticas educacionais de uma forma crítica e com sentido pedagógico.

Meu nome é Marcelo Sabbatini, professor universitário, educador e pesquisador da tecnologia educacional.

Através da IAEdPraxis, espero explorar junto com vocês, professoras e professores, além de toda comunidade educacional, quais são os potenciais e os perigos da aplicação da IA nos processos de ensino e aprendizagem.

O que buscamos?

A cada edição, abordaremos o movimentado mundo da Inteligência Artificial, avaliando suas repercussões, possibilidades e desafios para as necessidades educacionais.

O que vamos explorar?

Uma comunidade de aprendizado contínuo

Goastaria de convidaá-los a se juntarem nessa jornada de explorar os caminhos da Inteligência Artificial na Educação.
Mais do que tecnologia, precisamos de gente de verdade, de carne, osso, sentimentos e emoções, colocando à prova o potencial transformativo da IA na Educação.
 

Sair da versão mobile