O conceito de Educação, expresso em desenhos e suas metáforas visuais.
O desafio, como representar algo tão abstrato, através de uma imagem, sem usar palavras? Como não terminar com interpretações limitadas, como por exemplo a identificação de Educação com a sala de aula?
Atividade da disciplina Fundamentos da Educação, com produção de alunos de licenciaturas diversas da Universidade Federal de Pernambuco. Como tal, evoluiu ao longo do tempo, estando presente nas modalidades presencial, Educação a Distância e ensino remoto emergencial.
De caneta, papel e lápis passando para a busca de imagens na Internet e chegando na atualidade à geração de imagens através da Inteligência Artificial (quando o prompt é o mais relevante), está pensada para gerar uma discussão sobre os conceitos que todos nós trazemos sobre o que é Educacação e qual seu sentido e propósito na sociedade.
E claro, qualquer metáfora está sujeita a múltiplas interpretações, dependendo da subjetividade de quem olha. Com simbologia nem sempre tão aparente, muitas das imagens aqui apresentadas desafiam a intenção original de seus autores.
Por isso, o mais importante são os debates e questionamentos que cada desenho, cada representação acabam suscitando. E finalmente, olhadas coletivamente, também podem ser objeto de uma análise sobre os temas dominantes, lugares privilegiados, agentes educacionais, objetivos e relações mais amplas que ela estabelece com o mundo.